sábado, maio 07, 2005

Trânsito na Gadanha é Caótico

José Veiga Puro Malte, presidente da Câmara da Gadanha, (mais outra chafarica como muitas que para aí andam cujo objectivo é apenas empregar as clientelas partidárias e engrossar a fila dos inúteis que à falta de melhor lá vão mamando na teta do Estado) e irmão da protagonista da mais recente super-produção hollywoodesca "Mata Hari - A Informadora da PGR", está apostado em catapultar o seu município para a vanguarda das urbes portuguesas.

E, têm sido verdadeiramente faraónicos os investimentos realizados nesse âmbito. Para além das rotundas que vêm surgindo a um ritmo alucinante um pouco por todo o concelho, no sentido de escoar o intenso e ininterrupto tráfego nalgumas das principais artérias da mega-cidade da Golegã e sua satélite Azinhaga City, foram ainda colocadas lombas de redução de velocidade (as tais que todos sabemos estarem ilegais) em algumas das principais artérias da malha urbana do concelho, semáforos nos cruzamentos mais movimentados, uma velha aspiração das populações, vias de cintura e auto-estradas variantes aos principais eixos internos, entre múltiplos outros investimentos programados e em curso.

Entre esses projectos, segundo apurou o mal-cheiroso, na última edição da descida em canoa da vala das cordas (que reuniu parte substancial do jet-set nacional e internacional), estão contemplados o novo aeroporto internacional, (atendendo ao esgotamento do presente, estando a ser drenado para o efeito o restante do leito por onde em tempos passou o rio Tejo, o qual acolherá a pista principal preparada inclusive para aterragens do novo super-jumbo da Airbus - o A380 - Puro Malte, já negociou inclusive o ferro que será obtido pelo desmantelamento da ponte Eiffel com Jaime Somar para mais uma obra de arte em ferro a colocar na rotunda do Hipermercado E'Leclerc) para além de uma linha ferroviária, utilizando a mais moderna tecnologia de comboios por levitação magnética que, ligará Golegã a Azinhaga (com ramais em Alta Velocidade para Pombalinho, Casal Centeio, Mato de Miranda e para a Sede dos Guardas da Reserva do Paúl do Boquilobo e ao novo aeroporto. Na calha estão ainda dois hospitais centrais e três estádios de futebol para servirem as duas equipas do concelho.

Mas, é sobre a colocação da sinalização luminosa que se pretende versar. Em plena Azinhaga, foram colocados, num dos mais movimentados cruzamentos da Europa, sinais luminosos. A população, protesta agora que, os mais de cinco minutos em que os sinais estão abertos não permitem o escoamento eficaz do trânsito.

Alertada para essa situação, a nossa reportagem constituída pelo repórter Sebento Andrajoso esteve no local e constatou como o sinal abriu 3 vezes na outra avenida, sem que tenha dado tempo ao veículo do nosso enviado especial passar, o qual teve mesmo de desrespeitar o sinal vermelho (um risco considerável atendendo às coimas de hoje em dia - se fosse caçado o rapaz teria que andar um ano a trabalhar para pagar a multa) para nos trazer a todos esta história.

"Tava a ver que não chegava a tempo e a edição fechava sem publicarmos esta história. Tive quinze minutos naquele semáforo. Enquanto esperava, consegui dar duas lições de civismo sem tirar a uma menina a quem tinha dado boleia na estrada de Tomar!", declarou Sebento Andrajoso à chegada às instalações do Mal Cheiroso.